Aposentados: Pelo direito de se expressar, votar e ser votado.

Aposentados – Pelo direito de se expressar, votar e ser votado.

Sob a condição de aposentado(a), estamos vivendo grandes mudanças nos modos de ser, fazer e acontecer na politica sindical e governamental.

No âmbito geral, nossa categoria, antes chamada “Inativa”, passou a estudar novamente, praticar esportes, passear, refletir mais sobre política e intensificar nossa participação nos sindicatos. Podemos chamar essa fase de longevidade ativa.

Como filiados, os aposentados são maioria em grande parte dos sindicatos brasileiros e no Ceará temos um exemplo bem próximo: o Sinprece.

Na ASPAS, associação que agrega boa parte dos aposentados e aposentadas da Previdência Social e Ministério da Saúde, mais de 95% são sindicalizados.

No entanto, apesar de tanto tempo vivendo o cotidiano de trabalho da nossa classe, a categoria é foco de uma discussão sobre o direito de voto e expressão das pessoas aposentadas e filiadas, nas assembleias do SIPRECE.

Precisamos alertar que nós, aposentados(as), continuamos engajados(as), tanto que temos uma Secretaria de Aposentados!

Todo aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais, ou seja, tanto pode eleger uma diretoria como também ser um diretor(a) sindical. Igualmente tem o direito a votar e se expressar nas assembleias. Isso está no nosso estatuto!

Não devemos desistir dos alvos pelos quais sempre lutamos.

Temos que estar preparados para dialogar sobre a conjuntura política!

Temos que ser símbolo de resistência, principalmente nestes tempos tenebrosos em que um governo fascista ameaça a retirada de direitos.

Aposentados podem e devem participar da politica sindical! É muito importante a participação de todas e todos!

Nilze Costa e Silva

Aposentada do Ministério da Saúde e filiada ao SINPRECE

Integramos o SINPRECE como sindicalizados de base e diretoria da entidade, sempre na defesa dos servidores e da valorização dos serviços públicos. Lutamos por democracia e plena participação nas lutas do sindicato e combatividade para um Brasil que possa ser orgulho de todos nós, com inclusão social e valorização da cidadania.