101 ANOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Hoje, 24 de janeiro, data em que comemoramos o dia do (da) aposentado (a), é também o aniversário de 101 anos da Previdência Social, Política Pública responsável pela proteção social dos (das) trabalhadores (as) brasileiros (as) ativos (as) e aposentados (as).
As conquistas alcançadas nesses 101 anos, são frutos de lutas dos (das) trabalhadores (as) por condições dignas de trabalho e por proteção social nas etapas de vida que estão impedidos de exercer suas atividades laborativas seja pela doença, maternidade/paternidade, idade, tempo de serviço completo ou morte.
Não há conquistas sem lutas, por isso, nesses 101 anos continuamos lutando contra os ataques à Previdência Social Pública e aos nossos direitos duramente conquistados.
Iniciamos 2024 com muitos desafios e o Coletivo Vamos à Luta se soma aos movimentos sociais e sindicais na defesa de serviços públicos gratuitos e de qualidade, pelo direito a uma aposentadoria digna após tantos anos de trabalho, pelo fim da contribuição previdenciária de aposentadas e aposentados, pela integralidade das aposentadorias e pela recomposição da remuneração das servidoras e dos servidores públicos que operacionalizam as políticas públicas desse país, com equiparação salarial entre ativas, ativos, aposentadas e aposentados e pensionistas.
Reivindicamos ainda, a reversão da reforma da Previdência e o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 – Contrarreforma Administrativa.
Nesse dia 24 de janeiro saímos nas ruas do Brasil para reforçar nossa defesa da Previdência Social Pública e gratuita, com atendimento de qualidade e disponível à população, pela revogação das contrarreformas previdenciárias; pelo fim da mercantilização da previdência pública; pelo fim da contribuição previdência de aposentadas, aposentados e pensionistas; pela integralidade das aposentadorias e equiparação salarial entre pessoas ativas e aposentadas e para refutar a proposta econômica do governo federal para as servidoras e os servidores públicos, que exclui aposentados e pensionistas e apresenta reajuste zero em 2024.
O Coletivo Vamos à Luta destaca que nesse 24 de janeiro de 2024 temos mais lutas do que comemorações, mas não podemos deixar de ressaltar a importância dessa política pública, que é fruto da luta dos (das) trabalhadores (as), e dos (as) aposentados (as) que conquistaram sua aposentadoria após anos de trabalho e contribuição para o crescimento desse país. Nós reconhecemos e valorizamos a presença de cada um de vocês em nossas lutas cotidianas!