Após fortalecimento da mobilização dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e dos movimentos de greve na Educação Federal (na base da Fasubra e Sinasefe), além dos indicativos já aprovados pelas bases da FENASPS e do Andes-SN, o Governo Federal cedeu à pressão e convocou nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) para esta quarta-feira, 10 de abril, às 14h30.
Esta reunião estava prevista inicialmente apenas para maio, após a primeira rodada da MNNP, realizada em fevereiro deste ano. Vale ressaltar que as entidades do Fonasefe encaminharam, via ofício, uma solicitação para o adiantamento da reunião da MNNP para a primeira quinzena de abril. As entidades justificaram o pedido diante dos resultados recordes da arrecadação federal no primeiro bimestre.
No ofício, o Fonasefe destacou: “O principal objetivo dessa reunião é definir o valor deste montante que será destinado a minimizar as perdas salariais dos Servidores (as) Públicos Federais, ainda em 2024“.
É inaceitável que a proposta do governo seja de congelamento salarial em 2024, diante das notícias de arrecadação recorde da União, tendo o melhor desempenho desde 1995.
Perante à intensificação da luta das servidoras e servidores públicos, o pedido foi acatado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e nova rodada tem como pauta o prosseguimento das negociações.
As entidades sindicais seguirão mobilizadas até que o Governo honre o seu compromisso com os servidores federais que amargam desde o governo Temer o congelamento dos seus salários e muitas outras políticas de destruição do serviço público.
0% é desrespeito!
Vamos à luta!
*Com informações do Fonasefe.
FONTE: FENASPS