VIA OFÍCIO, FENASPS FORMALIZA CONTRAPROPOSTA AO ‘TERMO DE COMPROMISSO’ APRESENTADO PELO GOVERNO

Cumprindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal para a formalização da resposta da FENASPS sobre a proposta de reajuste nos benefícios (auxílios alimentação, saúde e creche) em 2024, representantes da Federação protocolaram (fotos abaixo) um ofício nesta sexta-feira, 19 de abril, com algumas ponderações ao MGI.

No documento, a FENASPS argumenta que, em relação ao Termo de Compromisso nº 01/2024 (veja abaixo) – apresentado na reunião da Mesa Nacional realizada no último dia 10 de abril – a Diretoria Colegiada não tem posicionamento contrário ao reajuste dos benefícios e às discussões das carreiras nas Mesas Específicas e Temporárias, conforme previsto no termo proposto pelo Governo.

Minuta do Termo de Compromisso apresentada na reunião da MNNP realizada em 10 de abril de 2024

Contudo, a FENASPS reivindicou que o Governo também assuma alguns compromissos fundamentais para a continuação da negociação da Campanha Salarial 2024. No ofício, a Federação requereu o estabelecimento do prazo de até 60 dias para a conclusão das negociações das Mesas Específicas e Temporárias e a inclusão dos(as) aposentados(as) e pensionistas no acordo a ser firmado sobre as carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho, a CPST) e Anvisa, base da federação.

Além disso, a FENASPS solicitou a inclusão de todos(as) os(as) servidores(as) ativos, aposentados(as), bem como os(as) pensionistas, no reajuste do benefício referente ao plano de saúde, sem a necessidade de comprovação de adesão a qualquer plano de saúde. A Federação questionou também sobre a possibilidade de inclusão dos(as) aposentados(as) nos benefícios.

QUEM DECIDE É A CATEGORIA

No ofício protocolado nesta sexta-feira, 19, a FENASPS informou que a sua Diretoria Colegiada encaminhou a minuta do “Termo de Compromisso” aos seus sindicatos filiados, que por sua vez estão realizando as assembleias estaduais para deliberação da proposta.

Neste momento, a FENASPS reafirma a necessidade de mobilização geral, com a construção da greve em nível nacional, considerando o ESTADO de GREVE aprovado na última Plenária da Federação, realizada em 17 de março deste ano.

Os representantes da FENASPS que estiveram presentes na sede do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta sexta-feira gravaram um vídeo em que comentam o que foi solicitado no ofício.

As mobilizações que ocorreram na Jornada de Lutas realizada nos dias 16 e 17 de abril (saiba mais no final da matéria) mostraram a força da luta coletiva da classe trabalhadora. Cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo federal ocuparam a Esplanada dos Ministérios nesta semana e jogaram mais pressão sobre o Governo.

A FENASPS realizará no dia 27 de abril de 2024 uma Plenária Nacional virtual (confira no calendário) para debate e deliberação coletiva da proposta do governo. Participe das assembleias estaduais e fortaleça os sindicatos de base!

ATIVIDADES DA JORNADA DE LUTAS:

  • Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo – Clique aqui
  • FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público – Clique aqui
  • Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 – Clique aqui
  • FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde – Clique aqui
    • As fotos correspondem às matérias, em sentido horário, começando no canto superior esquerdo


Baixe aqui ou confira abaixo o ofício protocolado nesta sexta, 19:


Contraproposta protocolada em resposta ao termo apresentado pelo Governo

Precisamos fortalecer a mobilização!

Somente na luta conquistamos!

Fonte: Fenasps

Integramos o SINPRECE como sindicalizados de base e diretoria da entidade, sempre na defesa dos servidores e da valorização dos serviços públicos. Lutamos por democracia e plena participação nas lutas do sindicato e combatividade para um Brasil que possa ser orgulho de todos nós, com inclusão social e valorização da cidadania.