Essa mudança de hábito pode ser decisiva na saúde do coração, aponta estudo
Os pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, publicaram resultados de uma interessante pesquisa sobre a associação entre dieta e saúde cardiovascular.
Após revisarem mais de 490 estudos em uma meta-análise, os pesquisadores conseguiram associar que dietas vegetarianas e veganas são decisivas para reduzir o risco de níveis de colesterol no sangue.
Os estudos indicam que a dieta vegana ou vegetariana pode ser essencial para a redução do risco de ataque cardíaco e doenças cardiovasculares.
A redução do colesterol ruim é de cerca de 10%, a redução do colesterol total é de 7%, e a redução do apolipoproteína B – relacionada as gorduras ruins – é de 14%.
Esses resultados sugerem que uma dieta mais centrada em plantas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 20% ao longo de 15 anos.
“Deve-se considerar a composição nutricional das dietas à base de plantas, uma vez que estas, em comparação com as dietas omnívoras, são geralmente mais ricas em ácidos gordos poli-insaturados (PUFAs), enquanto são mais baixas em ácidos gordos saturados, colesterol e gordura total”, explica o estudo.
“A prevenção de fatores de risco de doenças como o excesso de peso, a hipertensão e a dislipidemia é fundamental para abrandar o processo aterosclerótico, pelo que o consumo de dietas à base de plantas pode adiar ou mesmo diminuir a necessidade de estatinas, poupando assim os indivíduos dos efeitos secundários relacionados com o tratamento”, completam os pesquisadores.
FONTE: REVISTA FÓRUM