No Ceará, MST reinaugura rádio comunitária em Assentamento de Reforma Agrária

Assentamento Salão, em Mombaça, celebra a retomada da rádio comunitária, canal de comunicação popular da Reforma Agrária

Na noite da última sexta-feira, 07, a Rádio Resistência Salão FM 87,9, localizada no Assentamento Salão, em Mombaça, foi reinaugurada após um período de desafios e lutas. Fruto do empenho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a rádio surge como um importante pilar na construção da Reforma Agrária Popular, transmitindo diferentes temáticas e fortalecendo a comunicação popular na região.

A programação de reinauguração incluiu um ato político que reuniu figuras históricas do assentamento, militantes do MST e assentados/as, enfatizando o papel fundamental da Rádio Resistência Salão na disseminação da informação, formação e fortalecimento das comunidades locais.

Após enfrentar diversos obstáculos desde a ocupação do latifúndio do ar em 2018, a rádio permaneceu fechada por um longo período, principalmente por problemas técnicos e burocráticos. Durante essa pausa, a Associação da Rádio foi fundada, buscando a outorga para operar como uma rádio comunitária. Após quase dois anos de espera, em 24 de janeiro deste ano, a outorga foi concedida pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) permitindo que a rádio utilize as ondas do ar levando para as famílias dos assentamentos e comunidades uma comunicação popular, inclusiva, informativa e que fortaleça organização da base social dos camponeses e camponesas da região.


Assentamento Salão, em Mombaça (CE), celebra a retomada da rádio comunitária, um importante canal de comunicação popular e fortalecimento da Reforma Agrária. / Coletivo de Comunicação Rádio Resistência Salão.

“A rádio é uma conquista significativa para o assentamento, oferecendo programas informativos, religiosos e espaços de utilidade pública. Agradeço a todos envolvidos na realização deste sonho que hoje se torna realidade”, afirma Antônio Silva, comunicador da Rádio Resistência Salão e assentado no Assentamento Massapê, em Mombaça. 

“O meio de comunicação tem feito diferença em todos os aspectos das nossas comunidades, e aqui expresso toda minha felicidade com a concretização desse sonho coletivo”, destaca Francisco Costa, presidente da Associação do Assentamento Salão.

 “Parabenizo especialmente todos os colaboradores da Rádio Resistência Salão pela dedicação e esforço, destaco aqui o papel e a importância da rádio como um instrumento de unidade, coletividade e organização, é com muita alegria que a comunidade hoje celebra essa nova estrutura coletiva”, diz Maria Lindalva, assentada no Assentamento Salão e ouvinte assídua da rádio.

“Para nós que integramos o coletivo da rádio e da comunicação do MST, é uma imensa satisfação poder reinaugurar este instrumento de comunicação com um vigor renovado e com um desejo de tornar a rádio um espaço que potencialize nossas lutas e possa garantir acesso a uma comunicação feita do povo para o povo, um instrumento que historicamente foi negado à classe trabalhadora”, destaca Flaviana Alencar, da direção estadual do MST e coordenação do Coletivo de Comunicação do Ceará.

A rádio Resistência Salão FM 87,9 é uma das 7 rádios conquistadas pelo Movimento Sem Terra no Ceará. Ela também transmite o Programa Notícia Popular, uma produção do Brasil de Fato Ceará, em parceria com a rede de comunicação popular Sem Terra do Ceará.

Edição: Camila Garcia

FONTE: BRASIL DE FATO