Nesta sexta-feira, 4 de outubro, a greve dos trabalhadores e trabalhadoras do INSS – deflagrada no último dia 16 de julho – completou 80 dias. Esta greve que, apesar da duríssima repressão do governo, que se utilizou do seu aparato administrativo para impor corte de ponto, ameaça de judicialização, e até mesmo código de falta injustificada, está firme e forte.
Mais uma vez, o Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS esteve presente (fotos acima) na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados nesta sexta, 4, para formalizar e reiterar o ofício da Federação (veja abaixo) ensejando angariar apoio e intercessão do Parlamento e das comissões legislativas junto ao Governo Federal, para que haja um processo de negociações instalado e o atendimento das pautas da categoria.
Confira abaixo (ou baixe aqui) o ofício formalizado na CLP nesta sexta, 4.
Ofício da FENASPS formalizado na CLP da Câmara dos Deputados
Vale ressaltar que a CLP é presidida pelo deputado federal Glauber Braga (PSol/RJ), um parlamentar que tem apoiado a greve no INSS desde o seu início, como demonstrou em outras ocasiões nesta greve (veja aqui, aqui e aqui), e mesmo durante a greve de 2022.
O CNG-FENASPS reforça a orientação para a organização de caravanas a Brasília para a próxima semana (7 a 11 de outubro), com atividades no Congresso Nacional e avalia ser fundamental que os trabalhadores(as) pressionem os deputados nos Estados também, para que essa negociação seja efetiva. Esta luta é fundamental para que esta greve conquiste a pauta histórica da categoria.
O papel do CNG é estar sempre na luta, fazendo o trabalho de corpo a corpo no Congresso Nacional, enquanto há militantes em vários estados nas mobilizações dos comandos estaduais de greve. Nesta sexta, 4 de outubro, em todo o Brasil, estão acontecendo assembleias nos locais de trabalho, mobilizações e atos para pressionar o Governo a negociar.
Diversos militantes conseguiram dialogar com candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores país afora em uma tentativa de intervir diante do Governo Federal, impelindo-o a abrir negociação com os trabalhadores. Confira abaixo nas galerias de fotos as atividades nos estados durante esta semana.
Na manhã dessa quarta-feira, 2, o Sindprev-ES e a categoria realizaram um ato de greve (foto acima) em frente à Gerência Executiva (Gex) do INSS Beira Mar, em Vitória, capital do Espírito Santo (ES). Saiba mais aqui.
O Sintfesp-GO/TO realizou na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, em frente à Agência da Previdência Social (APS) BI, no centro de Goiânia, um ato público que celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e o Dia do Estatuto da Pessoa Idosa. Saiba mais aqui.
O Pará segue firme e forte na GREVE reafirmando o compromisso contra a antirreforma administrativa no Serviço Público, contra a criminalização da Greve e em defesa dos direitos da classe trabalhadora! Saiba mais aqui.
É GREVE ATÉ A VITÓRIA!
FONTE: FENASPS