Larissa Gaspar (PT) destaca insatisfação da população com o serviço da empresa, que chegou a ser alvo de CPI na Assembleia Legislativa
A deputada estadual Larissa Gaspar (PT), segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), apresentou uma proposta de decreto legislativo para convocar um plebiscito para que a população cearense decida sobre a renovação da concessão da distribuição de energia elétrica no estado à empresa italiana Enel.
No final de março, a empresa pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a renovação antecipada de sua concessão de distribuição de energia no Ceará por mais 30 anos. No entanto, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alece apontou prejuízos da Enel à população.
As investigações apontaram precariedade no trato com seus trabalhadores e a insatisfação generalizada dos consumidores. Com base nisso, Larissa pediu a realização de um plebiscito para que a população possa se manifestar diante da proposta de renovação da concessão da Enel.
Caso o pedido da deputada seja aprovado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o apoio da Assembleia Legislativa, será responsável por tomar as medidas necessárias para a realização do plebiscito. O cidadão poderá responder “Sim” ou “Não” à seguinte questão: “Você é a favor da renovação da concessão da Companhia Energética do Ceará (Enel)?”.
Larissa destaca que o plebiscito busca garantir transparência e participação popular em um tema que impacta diretamente a qualidade dos serviços de energia prestados à população. “A insatisfação com os serviços da Enel tem sido crescente e nada mais justo do que a própria população decidir se deseja ou não a continuidade dessa concessão. O plebiscito é um instrumento democrático que dá voz ao povo cearense”, afirmou a parlamentar.
FONTE: REVISTA FÓRUM