Marcha da Classe Trabalhadora: servidores das três esferas vão à Brasília no dia 29 para reivindicar “Valorização para quem faz o Estado”

A Aliança das Três Esferas, ou seja, um conjunto de entidades sindicais do serviço público federal, estadual e municipal, irá participar da marcha nacional em Brasília-DF, na próxima terça, 29, levantando uma série de bandeiras das categorias. O fim do confisco das aposentadorias e a regulamentação da Negociação Coletiva, são algumas delas.

As entidades também levantam entre suas bandeiras a manutenção do Regime Jurídico Único (RJU), ou seja, o conjunto de regras que norteia o serviço público e garantem direitos como a estabilidade para trabalhadores da administração pública. Contudo, em novembro de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu flexibilizar essa conquista, permitindo contratações na administração pública por fora do RJU.

Além das bandeiras já mencionadas, a Marcha também defenderá a revogação das reformas trabalhista e previdenciária e o fim da lei das terceirizações, medidas aprovadas no marco dos governos Temer e Bolsonaro, além da redução da atual taxa de juros, uma das mais altas em todo o mundo.

O Fonasefe, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, vem dando particular destaque para a luta contra a Reforma Administrativa, cuja possibilidade de aprovação representa uma grave ameaça às conquistas do conjunto do funcionalismo público.

As entidades organizadoras também pretendem agendar uma audiência com o presidente Lula, com o objetivo de apresentar ao mandatário o conjunto de suas reivindicações.

✔️Pelo fim do confisco das aposentadorias
✔️Pela manutenção do RJU
✔️Pela regulamentação da Negociação Coletiva
✔️Pelo cumprimento dos acordos de greve com o funcionalismo
✔️Em defesa dos serviços públicos
✔️Contra as propostas de Reformas Administrativa

FONTE: FONASEFE