Após solicitação via ofício da FENASPS, os integrantes do plantão estiveram na Direção Central do INSS hoje 07/5, após muita insistência foram recebidos para uma reunião emergencial com o novo presidente do Instituto, Gilberto Waller. Foi apresentado as demandas emergenciais da categoria, que seguem sem resposta por parte da atual gestão.
Entre os pontos abordados, destacam-se a imposição do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) de forma compulsória, a aplicação da política de consequências e a abertura de processos administrativos contra os(as) trabalhadores(as) que se recusaram a assinar as chamadas “pactuações”. A FENASPS também denunciou a situação alarmante vivida pela categoria: sobrecarga de trabalho, metas abusivas, adoecimento crescente e a manutenção de um modelo de gestão autoritário e desumano, que precisa ser urgentemente revisto.
Durante a reunião, foi reforçada ainda a necessidade do cumprimento dos acordos de greve firmados com o governo, bem como da urgente valorização da carreira do Seguro Social — pauta histórica da categoria.
O presidente Gilberto Waller se mostrou receptivo às reivindicações apresentadas e afirmou que sua missão à frente do INSS é recuperar a imagem da autarquia, bastante desgastada nos últimos anos. Para isso, segundo ele, será fundamental contar com o engajamento dos servidores.
A FENASPS ressaltou que esse objetivo só será possível com valorização real da carreira, respeito aos direitos dos(as) trabalhadores(as) e diálogo permanente com as entidades representativas.
A Federação também solicitou que sejam convocados os membros do CGNAD para definir a realização de novas eleições para as comissões de avaliação da GDASS.
Ao final do encontro, Waller comprometeu-se a agendar uma nova audiência com a FENASPS, com data a ser confirmada na próxima semana (16/05), para dar discutir as questões constante no ofício e também acordo de greve.
A FENASPS seguirá atenta, firme e mobilizada na defesa intransigente dos direitos dos(as) trabalhadores(as) do INSS.
Brasília 07 de maio de 2025
Plantão DEN FENASPS
CLIQUE AQUI e confira a versão desse relatório em PDF.
CLIQUE AQUI e confira o ofício enviado ao Presidente do INSS
FONTE: FENASPS