#18A: MANIFESTAÇÕES EM TODO O PAÍS CONTRA A PEC 32 E PELO ‘FORA BOLSONARO’ MARCAM O DIA 18 DE AGOSTO

18 de agosto de 2021 é um dia que ficará para a história! Mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19, as entidades sindicais e demais movimentos sociais conseguiram levar milhares de trabalhadores e trabalhadoras do Setor Público – das esferas federal, estadual e municipal – e Privado para realizar manifestações em todas as capitais brasileiras e em 50 outras cidades neste dia nacional de mobilizações.

Além de um dia de Greve Geral no funcionalismo, o 18 de agosto – Dia Nacional Protestos e Paralisações, organizado pelas centrais sindicais do país – foi convocado para rechaçar a chamada ‘reforma administrativa’ (PEC 32) e gritar “Fora, Bolsonaro e Mourão“, contra a privatização das estatais e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Vacina, comida, emprego

Com a Reforma Administrativa (PEC 32), Jair Bolsonaro e Paulo Guedes pretendem acabar com os serviços públicos, entregando a Saúde, a Educação e a Segurança aos interesses de grupos privados, e esses direitos, públicos e universais, podem ser cobrados.

Além da luta contra a PEC 32, os manifestantes ainda reivindicam vacina para todas e todos no país; auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600, já que ninguém aguenta mais tanta fome e miséria; garantia de empregos e a manutenção dos direitos da classe trabalhadora; assim como a defesa das liberdades democráticas.

SOS Serviço Público

As manifestações desta quarta-feira, 18, marcam também o início da campanha SOS SERVIÇO PÚBLICO, que pretende aumentar o engajamento da população sobre o tema da chamada ‘reforma administrativa’, que, caso seja aprovada, acarretará no desmonte dos serviços públicos para a população.

No centro da cidade de São Paulo/SP, uma enorme faixa (foto acima), de mais de 50 metros, foi usada para marcar o lançamento da campanha SOS – Salve O Serviço Público.

A enorme faixa, com os dizeres Viva o SUS, SOS Serviço Público e Contra a PEC32, foi exibida na Praça da Bandeira, centro de São Paulo/SP

Distrito Federal (DF)

Os servidores(as) se reuniram em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, para cobrar dos(as) parlamentares uma posição contrária às medidas que atacam servidores e servidoras e retiram direitos da classe trabalhadora, em especial a PEC 32.

Antes da concentração na Câmara, a Fenasps também se integrou a uma passeata que saiu da Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três Poderes, onde os manifestantes gritaram palavras de ordem em frente ao Palácio do Planalto.

Fenasps e outras entidades sindicais ocupam a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A Fenasps esteve presente neste ato, que contou com a participação de diversas outras entidades sindicais, além de movimentos sociais, como o MRP, coletivo que luta pela moradia no Distrito Federal.

Para ver mais fotos acesse o site www.fenasps.org.br

Fonte: Fenasps