Cumprindo agenda da Jornada de Lutas do Fonasefe, militantes de diversas categorias, dentre elas as da base da Fenasps, ocuparam as ruas de Brasília nesta quarta-feira, 20 de outubro.
Pela manhã, centenas de manifestantes contra a PEC 32 – a chamada ‘reforma administrativa’ – se concentraram no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, de onde seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto.
No local, os militantes das entidades do Fonasefe realizaram um ato simbólico, ratificando a denúncia da CPI da Covid, que afirmou que a gestão de Jair Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade, como por exemplo quando a população de Manaus, no auge da crise sanitária na cidade, foi usada como cobaia para o uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19.
As entidades sindicais ressaltaram que tais políticas genocidas convergem com o desmonte do Estado brasileiro em plena pandemia, que Bolsonaro e Paulo Guedes querem executar. Por meio da PEC 32, o Governo Federal quer entregar as políticas públicas para a iniciativa privada, desmantelando o Serviço Público e fragilizando as relações de trabalho com seus servidores(as), colocando ainda em risco a milhões de brasileiros, que necessitam dos serviços públicos gratuitos e universais.
Se votar, não volta
À tarde, os militantes realizaram um ato público no Anexo II da Câmara dos Deputados, para pressionar os deputados e deputadas a rejeitar a PEC 32, lembrando-os que quem votar não volta.
Vale ressaltar que a ‘reforma administrativa’ é ruim para os servidores(as), já que ataca direitos adquiridos e precariza a relação do Estado com seus trabalhadores, mas é ainda pior para a população, para a qual os serviços públicos, gratuitos e universais, são imprescindíveis. As atividades da Jornada de Lutas seguirão nesta quinta, 21 de outubro, e nas próximas semanas, enquanto a PEC 32 estiver em tramitação.
Quer participar desta mobilização? Procure o sindicato ao qual você é filiado(a) e se informe sobre as atividades na sua região. Você pode ainda pressionar os parlamentares comentando e deixando ‘dislikes’ nas suas páginas nas redes sociais. Vamos lembrar os parlamentares que, se votarem a favor da ‘reforma administrativa’, não iremos esquecê-lo nas eleições de 2022!
Você pode enviar mensagens para os deputados(as) por meio das plataformas ‘Na Pressão‘ e ‘Observatório‘. Faça você também a sua parte: leva apenas alguns minutos para enviar sua mensagem!
A luta contra a PEC 32 continua firme até a vitória!
Fonte: Fenasps