Governo federal mostra menos transparência e diminuiu atendimento a pedidos com base na Lei de Acesso à Informação
O governo federal reduziu a transparência durante a gestão de Jair Bolsonaro, e os indicadores relacionados apresentam um desempenho pior do que o visto durante as gestões Dilma Rousseff e Michel Temer.
Às vésperas do décimo aniversário da Lei de Acesso à Informação (LAI), a grande parte dos ministérios da atual gestão apresentou piora nos índices que apuram a eficácia da LAI para atender pedidos feitos por qualquer cidadão.
Levantamento elaborado pelo jornal O Globo mostra que, entre janeiro de 2019 e agosto de 2021, 16 de 23 pastas reduziram suas taxas de pedidos concedidos em relação ao que ocorreu na gestão Dilma, entre maio de 2012 e maio de 2016.
No mesmo período comparativo, 15 órgãos ampliaram o percentual de pedidos negados durante o governo Bolsonaro. A pesquisa em questão considera ministérios, três comandos militares e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Na gestão Dilma, 71,1% dos pedidos efetuados por meio da LAI foram atendidos. Esse percentual caiu para 67,5% no governo Temer, e a média geral sob o governo Bolsonaro caiu para 64,9%.
Fonte: Jornal GGN