AS MULHERES SERÃO MAIS IMPACTADAS CASO A PEC 32 SEJA APROVADA

As mulheres são usuárias mais numerosas no serviço público: hospitais, postos de saúde, serviços de proteção contra a violência como delegacias da mulher, casas-abrigo, além de escolas, creches e um longo etecetera. Entre elas, destaca-se a predominância de usuárias negras e indígenas.

A Reforma Administrativa (PEC 32/2020) prejudicará esses serviços, deixando milhões de mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade.

Maioria no funcionalismo, poucas delas são dirigentes

As mulheres são maioria no Serviço Público, mas ocupam menos cargos de direção. Isso ocorre porque, em geral, esses cargos são comissionados.

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela valorização do Serviço Público (imagem: reprodução)

Os homens, que já são maioria nos cargos de direção, escolhem outros homens para ocupar os cargos de direção, num círculo vicioso. A Reforma Administrativa (PEC 32/2020) aumenta a proporção desses cargos e diminui concursos. As servidoras terão ainda mais dificuldade de ascender na carreira.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a PEC 32 (contrarreforma Administrativa), apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

O presidente da Câmara dos Deputados já enviou a PEC 32 à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e os deputados da bancada governista pretendem aprovar esta medida ainda no primeiro trimestre de 2021. Portanto, a hora é agora para você se juntar a esta luta!

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar.

FONTE: FENASPS
FOTO: REPRODUÇÃO