Dia da Consciência Negra: o que abre e o que não abre nesta segunda-feira?

Data é feriado em algumas localidades do Brasil, mas não em todas; por isso, serviços podem variar

Apesar de o dia 20 de novembro ser o Dia da Consciência Negra em todo o país, a data não é feriado em todos os estados e cidades. Por isso, o funcionamento de alguns serviços pode variar dependendo da localidade. Antes de mais nada, é preciso verificar se em sua cidade é feriado ou não.

Nos locais onde o Dia da Consciência Negra é feriado, como nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, as agências bancárias não vão funcionar. Nesses casos, vale a regra dos feriados nacionais: as contas que têm vencimento nesse dia poderão ser pagas no dia 21, terça, sem juros ou multa.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) lembra que as agências vão abrir nos estados onde não é feriado em 20 de novembro. Além disso, os terminais de auto atendimento e os canais digitais (como sites e aplicativos) estarão disponíveis para os clientes de todo o país.

Também não haverá atendimento nas agências dos Correios ou entregas nos locais onde a data é feriado municipal ou estadual. A Central de Atendimento ficará disponível, no site e pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

INSS funcionará normalmente

Ao contrário dos bancos e dos Correios, porém, as agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vão funcionar normalmente em todo o país, mesmo nas cidades e estados onde o Dia de Zumbi é feriado. Quem tiver agendamento confirmado deve comparecer.

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Fonte: Brasil de Fato