Os setores que mais (des)empregam no brasil

Setores beneficiados com desoneração da folha salarial pleiteiam renovar o subsídio, criado em 2011 e estendido pela última vez em 2021, com prazo até o fim de 2023.

Marcos Hecksher*

Estes, como antes, defendem ser “os setores que mais empregam”; contudo, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), outros setores empregam mais, e os desonerados cortaram postos formais nos últimos 10 anos, na contramão dos demais.

Quais são os setores que mais empregam no Brasil?

Essa pergunta simples, como tantas, admite mais de 1 resposta. Caminho para respondê-la seria consultar a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que registra os vínculos de emprego formal, mas o último dado disponível ainda é de 2020, quando a covid-19 atingiu o País.

O estoque de 2020 da Rais poderia ser atualizado pelos fluxos posteriores de admissões e desligamentos registrados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Isso resultaria em resposta válida sobre os empregos formais nas empresas privadas, mas excluiria as ocupações informais, o emprego doméstico, os empregadores e o setor público, ou seja, 62,8% das pessoas com trabalho remunerado no País. Assista a entrevista com o pesquisador.

(*) Assessor especializado na Diset/Ipea (Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Acesse na íntegra o artigo em PDF

FONTE: DIAP