Neste dia 01 de abril de 2024 completamos 60 anos do início da ditadura militar no Brasil (1964- 1985). Foram 21 anos que marcaram na história brasileira um tempo sombrio com um Estado repressivo e opressor que sequestrou, torturou e matou todos (as) que ousaram lutar pelas liberdades democráticas e por direitos humanos.
O Coletivo vamos à Luta, destaca essa data, para que não esqueçamos jamais o quão preciosa é nossa democracia e para destacar e homenagear todos e todas que sofreram torturas e todo tipo de violência em defesa dos direitos e da democracia.
O Coletivo Vamos à Luta, manifesta solidariedade a todas as pessoas que foram vítimas da ditadura civil-militar, bem como aos familiares delas, e repudia qualquer alusão comemorativa ao golpe de 1º de abril de 1964, bem como a omissão do Estado diante dos responsáveis pelos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura civil-militar.
O Coletivo Vamos à Luta, destaca ainda, que relembrar os 60 anos do Golpe no contexto de hoje é também alertar para a recente tentativa golpista do 08 de janeiro de 2023, alvo de inquérito do Supremo Tribunal Federal para investigação de crimes como associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime. Além de um ex-presidente, são investigados políticos, militares e empresários como autores intelectuais e financiadores da tentativa de golpe do 08 de janeiro.
Para os responsáveis pela tentativa de golpe não deve ter anistia! Ditadura Militar, lembrar para que nunca mais se repita!