Além de valorizar a culinária popular, o momento também marca as comemorações de um ano do pacto por um Ceará Sem Fome.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Comissão de Agropecuária, realizou, na quarta-feira, dia 05 de junho, audiência pública para debater a Reforma Agrária e a situação dos assentamentos rurais na macrorregião do sertão de Canindé. O evento integrou a programação da 8ª Edição da Assembleia Itinerante. De acordo com o presidente da Comissão de Agropecuária da ALECE, deputado Missias Dias, que presidiu a audiência pública, um dos maiores desafios para os assentamentos é a insegurança hídrica, que impossibilita, inclusive, produções em larga escala, seja nas plantações ou na criação de animais. Outro gargalo seria a necessidade de políticas que garantam o acesso a crédito pelos produtores. Ainda conforme o deputado, o escoamento da produção também precisa avançar.
No último sábado, dia 8 de junho, aconteceu o “Dia D” Nacional de Vacinação Contra Poliomielite em todo o país. No Ceará, as ações estratégicas realizadas entre a Secretaria da Saúde do Ceará e os municípios visaram alcançar no mínimo 95% do público-alvo, que são: crianças menores de cinco anos de idade. Os imunizantes foram disponibilizados em mais de 2.500 salas de vacinação no território estadual.
O 1º Festival Ceará Sem Fome, promovido de forma gratuita pelo Governo do Estado do Ceará, ocorre no dia 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Com o intuito de valorizar a culinária popular por trás das refeições distribuídas pelo Programa Ceará Sem Fome, o momento também marca as comemorações de um ano do grande pacto por um Ceará Sem Fome. O Festival contará com estandes de padaria e cozinha show, onde serão realizadas aulas-show com receitas e dicas, bem como a preparação artesanal de pães. Outros estandes de destaque são da agricultura familiar, que é um dos principais pilares do programa; dos parceiros do Pacto Por Um Ceará Sem Fome; e também o de cozinha em movimento, onde serão distribuídas degustações do cardápio do programa.
Cultura
O Ministério da Cultura e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lançaram no dia 04 de junho, o programa Kariri Criativo, um projeto piloto a ser realizado no Ceará que assume o desafio da formulação, implementação e monitoramento de uma política de estado para a economia criativa, reconhecendo o lugar estratégico das expressões e dos produtos culturais da região para a construção de uma nova agenda de desenvolvimento.
O lançamento aconteceu em Crato, durante evento realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Na ocasião, também foi assinada a Instrução Normativa que amplia o alcance da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora, a Lei Rouanet permite o apoio a programas de alcance territorial.
Esporte
Na tarde da última quarta-feira, dia 05 de junho, o Fortaleza recebeu a equipe do Cefama, do Maranhão, no CT Ribamar Bezerra, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20, e saiu vitorioso pelo placar de 2 a 0. Geovanna e Janyele marcaram para as leoas. Com o resultado, o tricolor de aço chega aos 24 pontos na competição nacional e continua isolado como líder geral. O Fortaleza volta a campo no dia 26, diante da equipe do Minas Brasília.
Ceará e Fortaleza se enfrentaram na estreia do Campeonato Cearense Feminino Sub-17. A partida aconteceu no último domingo, dia 09 de junho, na cidade vozão. Fortaleza saiu de campo vitorioso com o placar de 3×0.
De Vera
E nessa semana o De Vera recebeu Aterlane Martins, professor do IFCE, pesquisador e historiador do patrimônio cultural e agente do movimento junino. O Brasil de Fato conversou sobre a importância do São João para a cultura do país e sobre os investimentos e incentivos que o poder público vem disponibilizando para a realização desses festejos.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Edição: Camila Garcia
FONTE: BRASIL DE FATO