O crescimento de 0,9% apresentado pelo PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no terceiro trimestre de 2024 é o quarto maior entre os países do G20, empatando com o registrado pela China e superando os 0,7% registrados nos EUA, segundo análise divulgada pelo Ministério da Fazenda.
Em nota técnica, o Ministério também destaca o avanço da Formação Bruta de Capital Fixo, que nada mais é do que o aumento dos investimentos em máquinas e equipamentos – em um indicativo de que as empresas esperam expansão futura.
“A formação bruta de capital fixo cresceu 10,8% no terceiro trimestre, após expansão de 5,7% no segundo trimestre. O maior ritmo de crescimento interanual está relacionado à expansão da construção e ao aumento na produção e importação de bens de capital”, diz a nota da Fazenda.
“O bom desempenho das captações no mercado de capitais e o mercado de trabalho aquecido tem impulsionado a expansão dos investimentos, até o terceiro trimestre pouco afetados pelo aumento nas taxas de juros”, ressalta o texto.
Quanto ao desempenho do PIB, o aumento no terceiro trimestre superou os prognósticos traçados em novembro – e deverá levar à revisão para cima da estimativa para o PIB brasileiro de 2024, atualmente em 3,3%, por conta das perspectivas de maior crescimento para a indústria e para os serviços.
Veja mais a respeito do tema no relatório divulgado pelo Ministério da Fazenda
FONTE: DIAP