PARTICIPAÇÃO DOS (AS) DELEGADOS (AS) DO GRUPO COLETIVO VAMOS À LUTA NO XIV CONSINPRECE

No período de 06 a 08 de dezembro de 2024, aconteceu o XIV Congresso Estadual do SINPRECE (CONSINPRECE). A Temática do XIV CONSINPRECE foi Conjuntura Nacional e Internacional, Reforma Previdenciária e Administrativa, O desmonte do Serviço Público, Inteligência Artificial (IA) e suas consequências na Vida dos servidores (as), alterações estatutárias e plano de lutas.

Confira a participação dos integrantes do Coletivo Vamos à Luta!

O evento teve como tema “Independência, Verdade e Luta” e a programação contou com mesas de análise de conjuntura internacional e nacional, mesas temáticas que discutiram as ameaças aos direitos dos (as) servidores (as), a valorização e mobilização dos servidores (as) da saúde, aposentados e do trabalho, desmonte da previdência social e reestruturação da carreira, além do balanço politico e financeiro do SINPRECE e o debate e alterações do estatuto.

Também tivemos a apresentação das teses das correntes que compõem o SINPRECE, com debate e aprovação das pautas e bandeiras de luta.

O Coletivo Vamos à Luta apresentou a tese “DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL NA ATUALIDADE, POR UM SINDICATO AUTÔNOMO, DEMOCRÁTICO E DE LUTA” e teve suas pautas e bandeiras de lutas aprovadas nos grupos e plenária. Disponibilizaremos a tese do Coletivo Vamos à Luta no nosso blog CLIQUE AQUI.

Durante esses três dias, defendemos nossas bandeiras de lutas e contribuímos com os debates e reflexões, mostrando a força e coerência das nossas defesas, nos posicionando a favor daquelas propostas que contribuirão para a conquista de nossos direitos e contra aquelas que acreditamos não representarem o interesse da categoria.

Nesse sentido, ressaltamos a nossa preocupação com a alteração do estatuto que excluiu o limite à reeleições contínuas em gestões, que era limitado a duas com intervalo de uma gestão. A maioria dos participantes da assembleia, votou pela retirada da limitação de participação contínua nas gestões.
Avaliamos que essa alteração traz riscos de perpetuação de integrantes nas gestões e dificulta a renovação dos (as) diretores (as) que traz consigo novas ideias, novas influências e novas lideranças. Num mundo em rápida evolução, é fundamental que nossas entidades estejam abertas para acolher um número sempre mais diversificado de talentos.

Por fim, destacamos que foram três (03) dias de debates ricos e finalizamos o congresso com a aprovação de nosso plano de lutas construído pelos (as) delegados (as) presentes que representaram os interesses das categorias que compõem o SINPRECE (INSS, saúde, previdência e trabalho).

Traçamos os caminhos e lutas que queremos conquistar e precisamos seguir juntos com perseverança, garra e esperança para efetivá-los.

O Coletivo Vamos à luta parabeniza a cada congressista que participou dessa importante construção e conclama todos (as) a fortalecer a luta para a conquista dos nossos direitos, defesa da democracia, dos serviços e servidores (as) públicos.

SÓ A LUTA TRAZ VITÓRIAS,
VAMOS À LUTA